O Silmarillion ♥

Quando terminei de ler O Silmarillion pela primeira vez, em junho de 2014, foi fácil defini-lo como o meu livro preferido.

Silmarillion - Juliana Fiorese

Só não vou dizer que foi uma leitura fácil, muito pelo contrário, foi bem difícil. Difícil por trazer muitos (muitos, mesmo!) personagens, alguns personagens com variações de nomes (para complicar ainda mais), sem falar no auto nível de detalhamento de lugares e acontecimentos.

Porém, acredito que foi justamente essa preocupação excessiva nos detalhes que fez com que eu “me sentisse em casa”. As histórias ali são tão fortes que, em muitos momentos, eu fiquei totalmente imersa naquele universo e tudo parecia muito real.

Gente, isso é incrível. Quem já sentiu isso por algum livro ou alguma história sabe do que eu estou falando ♥.

Silmarillion - Juliana Fiorese

Em junho desse ano, eu resolvi iniciar o projeto literário Lendo Tolkien, que consiste em ler todos os livros de Tolkien e sobre Tolkien que eu tenho aqui em casa. (Para ver todos os posts que fiz, é só clicar aqui).

Comecei então relendo o livro O Silmarillion.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nessa segunda leitura – que demorou mais de um mês – eu prestei muito mais atenção à nomes, lugares e acontecimentos do que quando li a primeira vez. E, sim, depois de um ano, O Silmarillion continua sendo o meu livro preferido da vida !!

Por experiência própria, acredito que vale muito a pena fazer uma leitura mais lenta desse livro, prestando atenção nos detalhes. É tudo muito incrível.

Silmarillion - Juliana Fiorese

Bom, J.R.R. Tolkien começou a escrever O Silmarillion por volta de 1917, mas o livro mesmo só foi publicado depois de 4 anos de sua morte. Por muitos anos, Tolkien ia escrevendo anotações sobre a história, fazia pequenas mudanças e acrescentava variantes que iam deixando o texto tão complexo que ele mesmo não sabia como ia transformar aquilo tudo, algum dia, em livro. Lhe parecia que a versão final nunca ia chegar.

Coube então ao seu filho, Christopher Tolkien, organizar todos aqueles textos e anotações do pai e transforma-los em algo publicável.

Muito amor por essa família, gente ♥.

Silmarillion - Juliana Fiorese

O Silmarillion vai nos contar então como foi a criação da Terra Média e de tudo que existe/existiu lá. Vai nos trazer histórias muito remotas da Primeira e Segunda Era de Arda, até chegar a relatos mais recentes como O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que acontecem ali, já no final da Terceira Era.

Silmarillion - Juliana Fiorese

Nos textos vamos conhecer os valar, maiar, elfos, homens e anões, e suas histórias que nos deixam fascinados por alguns (vários) deles. Também vamos conhecer orcs, balrogs, dragões, lobos e aranhas, seres muito malignos que vão nos fazer tremer de tanto terror.

Silmarillion - Juliana Fiorese

Se o leitor conseguir imergir de verdade nesse mundo mágico que Tolkien criou, ele vai rir, vai ficar com raiva, vai chorar, vai sorrir, vai apaixonar-se. E tantas outras experiências sentimentais e emocionais que só lendo com amor para percebe-las e senti-las. Pelo menos, foi assim que aconteceu comigo.

Para mim, pela segunda vez, foi uma experiência maravilhosa.

Silmarillion - Juliana Fiorese

O livro é dividido em cinco partes:

Silmarillion - Juliana Fiorese

Ainulindale (A música dos Ainur);

Silmarillion - Juliana Fiorese

Valaquenta (Relato dos Valar e dos Maiar, segundo o conhecimento dos eldar);

Silmarillion - Juliana Fiorese

Quenta Silmarillion (A história das Silmarills);

Silmarillion - Juliana Fiorese

Akallabêth (A queda de Númenor);

Silmarillion - Juliana Fiorese

Dos anéis de poder e da Terceira Era (em que estas histórias chegam ao fim).

Silmarillion - Juliana Fiorese

As três primeiras partes do livro tem uma ligação mais direta com a história das Silmarils. A quarta parte já vai falar sobre Númenor e, a quinta parte, sobre a Terceira Era.

Uma coisa que gosto muito nos livros de Tolkien são os “extras” que acompanham o livro, além das histórias incríveis, claro. Em O Silmarillion, à partir da página 389, temos: Genealogias (de elfos e homens), Notas sobre as pronúncias, Glossário e, a parte que mais me atrai em livros: mapa (de Beleriand).

Na leitura eu senti muito a falta de outros mapas, como o de Númenor, o de Aman, e um mapa mais geral da terra inteira, por exemplo. Acho que o livro ficaria muito mais interessante e rico (mais do que já é) se viesse com esses mapas. Não entendo porque não colocaram.

Árvore genealógica de elfos.
Árvore genealógica de elfos.
Nota sobre a pronúncia. Eu li essas notas antes de começar a ler a história. Valeu muito a pena !!
Nota sobre a pronúncia. Eu li essas notas antes de começar a ler a história. Valeu muito a pena !!
Glossário. Deixei essa parte marcadinha, para facilitar a minha pesquisa de palavras que eu não sabia o significado.
Glossário. Deixei essa parte marcadinha, para facilitar a minha pesquisa de palavras que eu não sabia o significado, durante a minha leitura.
O mapa !! Melhor coisa que inventaram: os mapas dos livros.
O mapa !! Melhor coisa que inventaram: os mapas dos livros.
Acho que todos os livros deveriam ter um mapa. Ou uma planta baixa... Ou alguma indicação de caminhos, percursos e locais.
Acho que todos os livros deveriam ter um mapa. Ou uma planta baixa… Ou alguma indicação de caminhos, percursos e locais.

A edição que eu tenho foi publicada pela editora WMF Martins Fontes, no ano de 2011 (5ª edição).

Silmarillion - Juliana Fiorese

Silmarillion - Juliana Fiorese

A diagramação é muito boa, tem uma margem grande, o tamanho da fonte é confortável, assim como o espaçamento entre as linhas. Sempre no topo da página da direita vai ter o título do capítulo; isso é muito bom, porque vai evitar que o leitor esqueça e se perca na história.

Eu achei a experiência de leitura bem tranquila com relação a esses pontos.

Silmarillion - Juliana Fiorese

As páginas são brancas, mas eu nunca tive problemas com isso. Mas, para quem gosta de páginas amarelinhas, a edição de 2015 está assim e está linda !!

Silmarillion - Juliana Fiorese

O livro é todo lindo !! A capa é linda !! É tudo maravilhoso aqui !! ahah ♥ Já falei que é o meu livro preferido da vida?

Silmarillion - Juliana Fiorese

ISBN: 978-85-7827-488-7 | WMF Martins Fontes | 470 páginas | 13,8 x 20,8 cm

Espero que tenham gostado dessa resenha e que tenham sentido interesse em ler o livro também. Estejam todos convidados a conversar comigo sobre essa obra maravilhosa !! Eu adoraria saber o que vocês acharam do livro.

Obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho , Juliana Fiorese.

Beda - Juliana Fiorese


12 comentários sobre “O Silmarillion ♥

        1. hahaha É assim mesmo !! Quando tentar, vai lendo com calminha, sem pressa para terminar, sabe? Prestando atenção aos detalhes pequenos, aos nomes dos personagens (que, às vezes, são vários para uma só pessoa), aos lugares no mapa… Aos pouquinhos você vai se apegando aos personagens e às histórias. Intercala com outras leituras… Vale a pena !! Melhor livro !! ❤ Se quiser trocar ideias, é só falar !! Adoro esse livro. Beijos !!

          Curtir

  1. Adivinha só que livro eu ganhei ontem?
    To super empolgada pra começar a ler. Até hoje só li O Hobbit (e por sinal só fui ler o livro esse ano, vergonha!) e amei muito. Agora eu tenho minha propria edição linda do Silmarillion e to com o primeiro volume de senhor dos anéis emprestado. Não sei por onde eu vou começar, mas estou bem empolgada!
    Quando começar a leitura vou voltar aqui no blog pra finalmente acompanhar com mais detalhes os seus diários de leitura.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aiiii, Na !! Que notícia maravilhosa !! O Silmarillion é um presentão, viu ?! Esses dias eu dei um de presente para o meu namorado e ele começou a leitura, e já está adorando !! ❤

      A primeira vez que li O Silmarillion foi ano passado. Assim como O Senhor dos Anéis e O Hobbit também. E já sou muito fã (não entendo como perdi tanto tempo ahaha). E agora sou viciada em Tolkien, é meu escritor preferido !!

      Quando começar a leitura, volta aqui no blog sim !! E pode comentar nos diários !! Vou adorar ver o que você está achando da história !!

      Abraços !! ❤

      Curtir

          1. É a minha ideia. Me inspirei no seu projeto de ler Tolkien aos poucos.
            Na verdade acho que rolou uma conspiração do universo, porque eu ganhei os dois livros do Tolkien chegaram juntos e meio do nada haha.
            Acho que vou aderir ao seu projeto, fazer uns diarios de leitura também, mas nada muito aprofundado, até por ser meu primeiro contato com essa parte mais densa da mitologia da Terra Média. A ideia é não me perder mesmo 😀
            Você tem me inspirado e me animado ainda mais a entrar nesse universo novo. To adorando!

            Beijos

            Curtido por 1 pessoa

        1. (Não consegui responder no último comentário, ahaha)

          Na !! Estou muito feliz em saber que tenho inspirado você a entrar animada nesse universo Tolkien !! Só assim o blog faz sentido !! E eu me animo mais ainda em postar aqui !! Obrigada por acompanhar !! ❤ ❤ ❤ Beijos !!

          Curtir

Deixe um comentário