Lendo Tolkien #11 ☁ Os filhos de Húrin # 03

Antes de começar esse diário de leitura de hoje, eu gostaria de me desculpar, pois não consegui postar na quinta-feira (03/09) passada, conforme combinado. Foi uma semana muito corrida e eu não consegui ler Os filhos de Húrin. E é por isso que o Lendo Tolkien está sendo postado hoje.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Aqui vou contar como foi a minha leitura do capítulo VII ao capítulo X, que vai da página 130 à página 184.

Para quem ainda não sabe, nesse diário de leitura que estou fazendo, comento apenas acontecimentos pontuais; como as coisas aconteceram, porque aconteceram e como terminaram, não são ditas aqui. Mas, é sempre bom já ter lido o texto antes, não é mesmo?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto dos anões e de suas participações nas histórias de Tolkien, mas ficou impossível, para mim, ter alguma simpatia por esse Mim. Que anão chato !! (Ok, tive um pouco de pena dele, mas passou logo).

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

O Anano-Miúdo é uma espécie de anão muito raro, praticamente em extinção, que odeia homens e elfos. Só existe Mim e seus dois filhos representando os Ananos-Miúdos em toda Beleriand / Terra Média.

E aqui, nesse capítulo VII nós vamos ficar conhecendo como foi o encontro de Túrin com Mim e todas as consequências que esse encontro trouxe à história.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Como a vida dos proscritos estava muito difícil, Túrin, seu comandante, resolve que é melhor seguir para a casa de Mim, pois sabe que lá vai encontrar abrigo, proteção e comida. E é exatamente sobre isso que esse capítulo vai falar: como foi a chegada e a vivência em Amon Rudh.

Apesar de estarem desconfiados do anão e de não gostarem nem um pouquinho da amizade que Túrin acabou fazendo com Mim, os homens perceberam que foi o melhor a ser feito e ali puderam recuperar-se das batalhas diárias.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

No final do capítulo, quem aparece novamente na história? Beleg Arcoforte ♥ !! E ainda traz lembas para todos os homens e o Elmo de Hador, para Túrin. Esse Beleg é mesmo um amorzinho, gente !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Ficamos muito felizes com as esperanças e a alegria que esse encontro entre Túrin e Beleg proporcionam para a história aqui no capítulo VIII.

A dupla começa a lutar contra orcs e rechaça-los das proximidades e esses rumores acabam espalhando-se por toda Beleriand, chegando, inclusive, aos ouvidos de Morgoth.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Por conta de uma traição, toda a boa aventurança dessa época acaba para os proscritos e a paz dá lugar à guerra e à destruição. Eu fiquei muito chateada com a pessoa que traiu a amizade de Túrin, que acabou sendo capturado pelos orcs.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

O capítulo IX é bem curtinho e vai nos mostrar, como indicado no título, como foi a morte de Beleg.

Eu lembrava como tinha sido essa história quando li no Silmarillion e confesso que fiquei um pouco apreensiva para lê-la novamente. É tão triste como a história de Beleg termina que não vale nem a pena contar nada sobre ela aqui, é melhor que vocês leiam mesmo. Eu fiquei em estado de choque e parei de ler por um bom tempo.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Bom, depois de um capítulo bem triste, seguimos adiante para o capítulo X. Aqui vamos ver a chegada de Túrin e Gwindorque mais pareciam orcs por conta da péssima aparência -, à Nargothrond.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Em pouco tempo, Túrin conquistou o coração de toda a população de Nargothrond e tornou-se conselheiro do Rei Orodreth. Em reuniões, Túrin sempre expunha a sua vontade de atacar os orcs e Angband, porém, Gwindor ia contra esses conselhos, alegando que seria melhor agir com cautela.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nesse tempo, Finduilasfilha do Rei Orodreth -, que estava prometida em casamento a Gwindor – ambos estavam apaixonados –, acaba se apaixonando por Túrin. Com isso, o elfo acaba se afastando de Túrin, que fica sem entender os motivos, pois gostava muito de Gwindor e não queria machucá-lo.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Gwindor, com medo que Finduilas entrasse na sombra do destino de Túrin, acaba revelando a verdadeira identidade do guerreiro – Túrin sempre inventava um nome quando conhecia pessoas novas e nunca revelava quem era ou que era filho de Húrin, para fugir da maldição de Morgoth.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nessa época também, Morwen e Nienor chegam à Dorith e ficam muito tristes ao saber que Túrin não estava mais lá e não havia notícias dele há muito tempo.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

E, para finalizar o Lendo Tolkien de hoje, eu gostaria de mostrar para vocês a foto que a Ronize Aline compartilhou esses dias em suas redes sociais. Ela imprimiu e montou o marcador de páginas do Túrin (que disponibilizei para download aqui) e olha como ficou lindo, gente:

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Mais alguém aí também fez o marcador? Gostaria muito de ver como ficou !! Se quiser me mostrar, me marca lá no instagram e usa a #lendotolkien !! Vou ficar muito feliz em ver o seu também !!

É isso pessoal, na próxima quinta-feira trago para vocês um pouco mais dessa minha experiência de leitura !!

Eu também gostaria muito de conhecer a opinião de vocês sobre esse livro !! Me contem aqui nos comentários, por favor !!

Muito obrigada por acompanharem até aqui.
Até a próxima quinta !!

Com carinho , Juliana Fiorese.

Para ver todos os posts do projeto literário Lendo Tolkien, é só clicar aqui.


4 comentários sobre “Lendo Tolkien #11 ☁ Os filhos de Húrin # 03

    1. Aaaah, que legal saber disso !! ❤ ❤ ❤ Tolkien é o meu escritor preferido !! Assim que eu terminar de ler "Os filhos de Húrin", vou começar a ler "O Hobbit", livro que sempre indico para quem ainda não leu nenhum livro do autor. 😀 Obrigada por estar acompanhando o blog. Beijos !! ❤ ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

  1. Ah, Ju. Que fofo ver o marcador que fiz com seu desenho lindo no meio de tantas coisas fofas!
    Também estou adorando o livro! Só havia lido O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e seu projeto Lendo Tolkien me animou a tirar os outros da estante. Aproveitei a Bienal e comprei o Árvore e Folha, que ainda não tinha.
    Outra hora vou fotografar os livros sobre o universo Tolkien que tenho aqui. Se não me engano tem algum que não vi na sua lista.
    Espero que você continue fazendo esses marcadores lindos para cada um dos livros, assim vou aumentando minha coleção 😉

    Beijocas,
    Ronize Aline

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oii Ronize !! Eu amei o marcador que você montou !! E adorei a ideia de colocar esse pingente (?), ficou muito lindo !! Vou até atrás de um desses para fazer também, eu gostei muito mesmo !! ❤ Aaah !! Eu tenho o Árvore e Folha também, será lido no projeto. Depois fotografa os seus livros de Tolkien mesmo ? E me marca na foto ? Eu quero muito ver !! São dois livros que eu não tenho dele… =( Mas quero comprar, para encaixar no projeto !! ❤ E sobre os marcadores, vou continuar fazendo sim, conforme for lendo as histórias !! ❤ ❤ ❤ Beijos !! Obrigada por estar lendo Tolkien comigo !! ❤ ❤ ❤

      Curtir

Deixe um comentário