Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ♥

Harry Potter - Juliana Fiorese

– Os trouxas ! – exclamou Lalau com desdém.
– E eles lá escutam direito? E também não enxergam
direito.
 Nunca reparam em nada, não é mesmo?“.
[Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, p. 36]

Preciso comentar que estou muito feliz por finalmente ter encontrado um tempinho para continuar com os posts do incrível projeto Lendo Harry Potter !!

Apesar de eu ter atrasado as postagens aqui no blog, consegui ficar em dia com o cronograma de leitura estabelecido. ♥

Porém, hoje vamos conversar sobre Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, terceiro livro da série de Harry Potter.

Harry Potter - Juliana Fiorese

ISBN: 85-325-1206-2 | Rocco | 352 páginas | 20,8 x 13,4 x 1,8 cm | 2000

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui:
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Título - Juliana Fiorese

Neste livro nós logo somos apresentados a uma nova personagem e integrante da família Dursley: Guida, a insuportável irmã do tio Walter. E é justamente por causa dela que Harry tem um ataque de raiva, lança-lhe um feitiço – que me lembrou muito a Dona Redonda, de Saramandaia – e foge de casa, transtornado.

Neste momento, nosso protagonista presencia pela primeira vez o olhar feroz de um enorme animal, um cachorro gigante. Esse animal perseguirá Harry ao longo de toda a narrativa, sempre envolto de muito mistério. Mais para a frente, a professora Sibila até afirmará ser um sinistro:

– O cão gigantesco e espectral que assombra os cemitérios ! Meu querido menino, é um mau agouro, o pior de todos, agouro de morte !” [p. 91]

Harry Potter - Juliana Fiorese

Neste meio tempo, tem-se notícias de que um perigosíssimo bandido conseguiu escapar da prisão de Azkaban*feito que ninguém jamais conseguira realizar antes em toda a história da magia e da bruxaria.

*Azkaban: “– A fortaleza foi construída em uma ilhota, bem longe da costa, mas não precisam de paredes nem de água para manter os prisioneiros confinados, não quando eles já estão presos dentro da própria cabeça, incapazes de um único pensamento agradável**. A maioria enlouquece em poucas semanas“. [p. 156]

Diz-se também que Sirius Black era o braço direito e homem de confiança de Lorde Voldemort, e que estaria livre para encontrar e matar Harry Potter.

Essas notícias acabam causando medo geral em toda a população bruxa.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Por conta desse episódio, Hogwarts é resguardada pelas terríveis criaturas – normalmente guardas de Azkaban – conhecidas como Dementadores, que passam a circular livremente ao redor da Escola de Magia e Bruxaria.

**Os dementadores estão entra as criaturas mais malignas que vagam pela Terra. Infestam os lugares mais escuros e imundos, se comprazem com a decomposição e o desespero, esgotam a paz, a esperança e a felicidade do ar à sua volta. Até os trouxas sentem a presença deles, embora não possam vê-los. Chegue muito perto de um dementador e todo bom sentimento, toda lembrança feliz serão sugados de você. Se puder, o dementador se alimentará de você o tempo suficiente para transforma-lo em um semelhante… desalmado e mau. Não deixará nada em você, exceto as piores experiências de sua vida“. [p. 155]

Harry Potter - Juliana Fiorese

Harry Potter - Juliana Fiorese

Mas neste livro também somos apresentados a muitas coisas legais !!

Conhecemos o novo professor de Defesa Contas as Artes das Trevas, Remo Lupin. Ele é maravilhoso, gente !! Tem uma metodologia de ensino que realmente prende a atenção de todos os alunos – na minha opinião foi o melhor professor até agora -, ensinando na prática como tudo acontece.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Ficamos sabendo, graças a Fred e Jorge, da existência do Mapa do Maroto e, consequentemente, sobre as pessoas que o criaram: Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas.

Era um mapa que mostrava cada detalhe dos terrenos do castelo de Hogwarts. O mais notável, contudo, eram os pontinhos mínimos de tinta que se moviam em torno do mapa, cada um com um rótulo em letra minúscula“. [p. 159]

Harry Potter - Juliana Fiorese

Presenciamos um novo e muito famoso feitiço, o Patrono.

(…) é uma espécie de antidementador, um guardião que age como um escudo entre você e o dementador“. [p. 194]

Harry Potter - Juliana Fiorese

Conhecemos mais uma criatura maravilhosa que a J. K. Rowling criou: o hipogrifo  Bicuço; que tem metade do corpo de cavalo e a outra metade de ave.

O momento em que Harry voa em Bicuço me lembrou muito o momento em que Bilbo e os anões voam nas águias gigantes, em O Hobbit, do Tolkien. ♥ Puro amor !!

Harry Potter - Juliana Fiorese

Entre muitas outras coisas excepcionais. ♥

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban vai revisitar o passado dos pais de Harry; vais nos trazer tramas muito bem elaboradas; mistérios e surpresas vão sendo revelados e até viagem no tempo acontece aqui !!

É um livro que vai tirar o fôlego do leitor, principalmente nas últimas páginas.

Harry Potter - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

– Será… será que ninguém conseguiu abrir o livro? – perguntou Hagrid, com ar de desapontamento. (…) – Vocês têm que fazer carinho neles – falou o novo professor, como se isso fosse a coisa mais óbvia do mundo“. [p. 95]

Nunca confie em nada que é capaz de pensar, se você não pode ver onde fica o seu cérebro“. [p. 160]

As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil“. [p. 342]

Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam? Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente em momentos de grande dificuldades? O seu pai vive em você, Harry, e se revela mais claramente quando você precisa dele. De que outra forma você poderia produzir aquele Patrono? Pontas reapareceu ontem a noite“. [p. 343]

Harry Potter - Juliana Fiorese

É isso pessoal !!

Alguém ficou com vontade de ler/reler também?
Quem está participando do Lendo Harry Potter?
Quem está relendo os livros? 

Me contem aqui nos comentários o que estão achando dessa experiência, eu adoraria conhecer a opinião de vocês ♥ !!

Harry Potter - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui:
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Espero que tenham gostado do post de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ,
Juliana Fiorese.

♥ Para ler todos os posts do projeto Lendo Harry Potter, clica aqui

♥ MINHA LOJINHA ONLINE ♥

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas e projetos de leitura como esse .


4 comentários sobre “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ♥

Deixe um comentário